quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dia Mundial de Sensibilização para a Corrosão, 24 de Abril de 2013

 

De acordo com  a Norma ISO 8044-1986, a corrosão é a interacção físico-química entre um metal e o meio envolvente, da qual resultam mudanças nas propriedades do metal, levando frequentemente à sua inutilização ou do sistema técnico do qual faz parte ou ainda à alteração do meio. Os custos destas alterações são enormes, por exemplo reduzindo o tempo de vida de estruturas e equipamentos com impactos no aumento do risco associados à sua utilização. De acordo com estudos internacionais os custos anuais com a corrosão podem atingir 3% a 6% do PIB, o que no caso de Portugal tal significaria 5.000 milhões  de euros...
 
A Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais (DTCPM) da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), constituída no passado dia 24 de Outubro de 2012, vai comemorar em Lisboa na Sede da Ordem dos Engenheiros, o Dia Mundial de Sensibilização para a Corrosão (World Corrosion Organization) com uma sessão sobre o tema.

O CATIM é uma das entidade sócias da Associação Portuguesa de Materiais e participará nesta importante sessão comemorativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário