terça-feira, 5 de março de 2013

Eficiência energética de máquinas-ferramenta

Decorreu nos passados dias 25 a 27 de Fevereiro a reunião de trabalho do WG 12 do ISO TC 39 (Máquinas-Ferramenta), grupo no qual Portugal participa, sendo representado pelo Eng. Francisco Silva da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM.
Esta reunião abordou os seguintes assuntos:

      - conteúdo técnico da parte 1 da norma  ISO 14955-1, Energy-saving design methodology for machine tools

      - processo de decisão sobre esta norma da fase DIS (Draft International Standarts) para a fase FDIS (Final Draft International Standarts)

     - ISO 14955-2, Methods for measuring energy supplied to machine tools and machine tool componentes, análise dos trabalhos e decisão sobre os próximos desenvolvimentos para as possibilidades de melhoria nos diferentes tipos de máquina-ferramenta,  ISO 14955-3 e ISO 14955-4.

Prevê-se que as partes 2, 3 e 4 desta norma estejam concluídas em meados de 2014, estando ainda a decorrer estudos para quantificar o upgrade possível para cada componente/função dos diferentes tipos de máquinas-ferramenta.

Sendo este um assunto relativamente novo no que respeita às máquinas-ferramentas, a elaboração das normas não tem progredido com celeridade desejada devido à dificuldade de se atingir consensos sobre as metodologias mais adequadas de medição e análise energética das máquinas, dificuldade a que não é alheio a grande diversidade de sistemas e tecnologias que estas incorporam.



 
 
 
 
05 de Março, Dia Mundial da Eficiência Energética, uma data aparentemente esquecida tal a reduzida referência à mesmo na "cloud". Mas é importante não esquecer de a comemorar, mesmo sabendo que nos tempos que correm, a eficiência passou a ser uma preocupação de todos os dias...

Sem comentários:

Enviar um comentário