sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Reunião da Comissão Consultiva da APNCF - Associação Portuguesa de Normalização e Certificação Ferroviária

 
 
Realizou-se no passado dia 15 em Lisboa, a 19º reunião da Comissão Consultiva da APNCF - Associação Portuguesa de Normalização e Certificação Ferroviária, associação que congrega  as principais empresas e entidades deste sector (exploração, manutenção, construção) e outras como é o caso de infraestruturas tecnológicas, e universidades.
O CATIM é membro desta associação sendo representado na Comissão Consultiva pelo Eng. Francisco Alba.
 A Comissão Consultiva é o orgão que tem como função apoiar a APNCF no desenvolvimento da sua actividade, com propostas e paraceres ao Conselho de Administração, nomeadamente sobre o Plano de Actividades, Política de Preços e novas actividades e oportunidades. Tem também como objectivo o de promover a participação do sector ferroviário e outras partes interessadas nas actividades da APNCF, contribuindo para a independência e imparcialidade das suas actividades de Avaliação / Verificação.
A APNCF está reconhecida como Organismo de Normalização Sectorial, coordenando a CT 143 -Aplicações Ferroviárias e a CT9 - Aplicações eléctricas e electrónicas no domínio ferroviário".
e assegura a nível europeu a Presidência e o Secretariado do Sub-Comité Técnico CENT/TC 256/SC01 "Railway applications / infrasctruture", a Coordenação e o Secretariado do Grupo de Trabalho CEN/TC 256/SC1 / WG21 "Acceptance of trackworks after renewal and/or maintenance".
A APNCF é também reconhecida:
-  como Organismo Notificado (NB2101) para a Directiva 2008/57/CE - Interoperabilidade do sistema ferroviário na Comunidade.
- como Organismo de Certificação de entidades responsáveis pela manutenção (ERM) de vagões de mercadorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário