quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Norma NP ISO 21500: 2012 - Linhas de orientação sobre a gestão de projetos

Foi recentemente publicada a versão portuguesa da Norma ISO 21500:2012, "Guidance on Project management", a NP ISO 21500: 2012 - Linhas de orientação sobre a gestão de projetos.
Esta norma, estabelece uma orientação abrangente para a gestão de projectos e descreve os conceitos e processos que são considerados para formar uma boa prática da gestão de projectos.
Um projecto é um conjunto único de processos que contemplam actividades coordenadas e controladas com datas de início e fim, desenvolvidas para alcançar um objectivo.
A gestão de projectos é a  aplicação de métodos, ferramentas, técnicas e competências num projecto e a integração das suas várias fases do ciclo de vida.
A gestão de projectos, sendo parte da gestão global, difere das gestão de operações. As operações são realizadas através de processos contínuos e repetitivos e estão focalizados em sustentar a organização. Ao contrário, os projectos não são repetitivos e criam "entregáveis" únicos, um novo produto, um novo processo, uma nova abordagem a um mercado, um novo investimento, um novo método, um novo patamar da qualidade, etc, etc.
A gestão de projectos assume assim uma importãncia fundamental no desempenho e sustentabilidade de qualquer organização, reduzindo os riscos, considerando tudo o que deve ser considerado, definindo com rigor todos os processos, aumentando em suma a probabilidade do seu sucesso de qualquer nova iniciativa.
A ausência de gestão de projectos origina muitas vezes o não cumprimento de prazos, custos acrescidos, não cumprimento de objectivos, perda de oportunidades.
Esta norma deve ser portanto considerada pelas organizações, podendo ser um auxiliar importante para todos os sistemas de gestão, por exemplo da qualidade, ambiente, segurança, inovação, risco, etc que originam pelo seu próprio funcionamento, novas oportunidades, novos desafios, novos projectos.
A norma pode ser adquirida no Instituto Português da Qualidade e resultou do trabalho efectuado pela Comissão Técnica CT 175 "Gestão de Projetos" (ONS APOGEP - Associação Portuguesa para a Gestão de Projetos).

Sem comentários:

Enviar um comentário