quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Eficiência Energética de Máquinas ferramenta

Realizou-se no passado dia 12 de dezembro em Bruxelas na sede da CECIMO (European Association of Machine Tool Industries) a reunião do "CECIMO Energy Efficiency Working Group" de que faz parte o CATIM em representação da AIMMAP.
Nesta reunião que contou com a presença de 10 delegados em representação de associações de 8 países europeus, foram tratados vários assuntos relacionados com a eficiência energética das máquinas-ferramenta, entre os quais se destaca a iniciativa de auto-regulação que a CECIMO pretende levar a cabo no âmbito da Directiva "ErP" (Energy related Products, 2009/125/CE).
Dada a complexidade do tema, sobretudo no que se refere à abrangência do termo e definição de "máquina ferramenta", o processo de construção da iniciativa de auto-regulação tem sido trabalhoso e demorado na tentativa de se identificarem soluções consensuais. Apesar destas dificuldades, o processo encontra-se já numa fase adiantada de desenvolvimento, na qual serão envolvidas empresas representativas do sector nos países membros da CECIMO, que aplicarão os procedimentos definidos e que visam estabelecer o estado da arte no que diz respeito à eficiência energética das máquinas ferramenta.
Prevê-se que na próxima reunião deste grupo de trabalho que se realizará no Porto no próximo dia 13 de Março, seja já possível apareciar os primeiros resultados da aplicação dos procedimentos acima referidos.
Para mais informações sobre este tema, p.f. contactar Eng. Alberto Fonseca / Eng. Francisco Silva - Engenharia e Segurança de Equipamentos, catim@catim.pt
 

Sem comentários:

Enviar um comentário