sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ano novo, vida nova...

Foi recentemente remodelada a área química de apoio aos ensaios (brinquedos, puericultura, revestimentos, tubos, etc) do laboratório da Unidade de Materiais e Produtos.
Um nova "hotte", mobiliário remodelado, lay-out melhorado e adopção de novas práticas, tornaram o espaço mais funcional e agradável.
Respira "Ano Novo"...
Bom Ano!


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!


 

São os votos da Equipa CATIM.
Também um agradecimento especial a quantos em nós confiam e nos ajudam a cumprir a Missão deste centro tecnológico.
Aos leitores deste blog um agradecimento especial também: decorridos 9 meses de vida,  mais de 12.000 acessos já se torna uma marca bonita.
E bonita é esta época.
Feliz Natal!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

38ª Reunião dos Organismos Notificados - Directiva Máquinas

Realizou-se, em Bruxelas, no passado dia 11 de Dezembro, a 38ª reunião dos Organismos Notificados no âmbito da Directiva Máquinas, Notified Body Machinery Group.
A extensa agenda abordou questões de significativo interesse para os Organismos Notificados presentes, sendo de destacar a análise das RFU, Recomendation For Use, tendo sido aprovadas RFU no âmbito do grupo vertical das prensas, VG3, e do grupo vertical das plataformas para elevação de pessoas, VG9.
Outra questão pertinente abordada na reunião foi a possibilidade de combinar a Directiva Máquinas com a Directivado Ruído para o Exterior (Directiva 2000/14/CE), NOMAD – Noise MAchinery Directive. Prevê-se, no início do próximo ano, a criação de um grupo de estudo, de modo a avaliar essa possibilidade, tendo sido solicitado aos presentes a partilha de experiencias em ambas as directivas.
Por último, destaca-se ainda o nº de participantes nesta reunião, que excedeu largamente as anteriores. O CATIM esteve representado pela Engª Filipa Lima da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos. (Segurança de Máquinas).
Para qualquer assunto relacionado com a Marcação CE - Directiva Máquinas, pf. não hesite em nos contactar:
catim@catim.pt
telefone: 226159000
 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PSA Mangualde - Open Day



Foi no passado dia 22 de Setembro.
Um dia aberto à comunidade, provovendo a empresa, a coesão social, a satisfação dos colaboradores e a actividade industrial.
Uma excelente prática de responsabilidade social e de sustentabilidade, que deve ser seguida.
Um país com futuro é um país com indústria....
Votos dos maiores sucessos a esta empresa e a esta unidade industrial, que muito nos honra também pela preferência que já nos tem dado, ao solicitar alguns serviços a este centro tecnológico.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Plano de Actividades e Orçamento 2013

Submetido pelo Conselho de Administração do CATIM, foi aprovado no passado dia 07 de Dezembro pelo Conselho Geral, o Plano de Actividades e Orçamento do CATIM para 2013.
Este plano foi elaborado numa linha de continuidade pois teve em conta o exercício de 2012 que se mantêm próximo do previsto, e também as espectativas que derivam dos investimentos que o Centro Tecnológico tem vindo a realizar, e do facto de muitos associados estarem presentes na exportação, com necessidade de continuarem a solicitar os nossos serviços.
 
Organigrama do CATIM:
 
 
 
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Gestão de Risco, CT 180

Realizou-se ontem no Porto nas instalações da APQ, Associação Portuguesa para a Qualidade (ONS) mais uma reunião da Comissão Técnica CT180 - Gestão de Risco.
Esta comissão técnica, na qual participa o Eng. Francisco Alba em representação do CATIM, está neste momento a preparar a versão portuguesa da Norma IEC / ISO 31010, Risk assessment techniques.
O trabalho anterior desta CT consistiu preparação da norma NP ISO 31000, versão portuguesa da Norma ISO 31000: 2009, Risk management principles and guidelines.
 
 
"As organizações de todos os tipos e dimensões enfrentam fatores e influências, internos e externos, que tornam incerto se, e quando, atingirão os seus objectivos. O efeito que esta incerteza tem nos seus objectivos de uma organização designa-se por "risco" (definição 2.1 da NP ISO 31000:2012 ).
"A Gestão do risco" define-se como as "actividades para dirigir e controlar uma organização no que respeita ao risco" (definição 2.2) .
 
Qualquer empresa pode (e deve) incorporar a gestão de risco na sua organização à medida das suas capacidades e necessidades, podendo alcançar os seguintes benefícios:
- aumenta a verosimilhança* de atingir os seus objectivos
- encoraja uma gestão proactiva e melhora a sua governação
- melhora a identificação das oportunidades e ameaças;
- aumenta a credibilidade da empresa e confiança das partes interessadas (clientes, fornecedores, investidores, colaboradores, parceiros, sociedade em geral)
- garante o cumprimento das obrigações legais e regulamentares e normas internacionais aplicáveis
- melhora a eficácia e eficiência operacional, a prevenção e gestão de incidentes, e minimização de perdas
- reforça o desempenho em termos de segurança, saúde e protecção ambiental
- promove a aprendizagem organizacional (obriga-se a reflectir sobre si próprio e sobre a sua envolvente)
- melhora a sua sustentabilidade
* Verosimilhança: Na terminologia da gestão do risco, a palavra verosimilhança é utilizada para indicar a possibilidade de algo ocorrer, quer essa possibilidade seja definida, medida ou determinada de forma objetiva ou subjetiva, qualitativa ou quantitativamente, e descrita utilizando termos gerais ou matemáticos (como uma probabilidade ou uma frequência num determinado período de tempo).
[Guia ISO 73:2009, definição 3.6.1.1]

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Formação PME 8ª Edição 2012 - 2014, abertas as candidaturas!



Uma empresa que reflecte sobre a sua realidade e a realidade externa é uma empresa mais avisada.
Uma empresa que contacta de forma continuada com novos conceitos e práticas empresariais pode vir a ser uma empresa inovadora.
Uma empresa que é capaz de gerar novos produtos, novas ofertas, novos desempenhos que merecem uma maior atenção, valorização e preferência por parte dos clientes, é uma empresa inovadora.
E uma empresa inovadora não aparece por acaso. É o resultado de uma visão partilhada, de uma vontade colectiva de aprender, fazer bem, fazer diferente, de interagir com a envolvente externa, de criar valor de forma sustentável, e de muito esforço, muito esforço.

Através da Formação PME as empresas podem influenciar positivamente o seu desenvolvimento, podendo ser ajudadas a reflectirem sobre a sua própria realidade e a realidade externa, a conhecerem e adoptarem novos conceitos e práticas, a aprender, a melhorar, a relevarem o quanto de bom já fazem, a inovar.
 O CATIM é mais uma vez umas das entidades seleccionadas pela AEP para executar este Programa junto das PME’s (8ª Edição 2012-2014).
Com a sua experiência e conhecimento da realidade industrial, o CATIM afectará uma equipa de consultores e formadores que será capaz de cumprir a metodologia específica do programa e de responder às expectativas de cada empresa.
Candidate a sua empresa!


 
- mais informação aqui
- requisitos e candidatura, aqui

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Um país competitivo é um país com indústria


"um país competitivo é um país com indústria"
 
Slogan que há muitos anos utilizamos nos diversos suportes divulgação do CATIM  e que reflectem a nossa forte convicção que um país só pode ser competitivo e sustentável com actividades industriais, actividades que exigem conhecimento e competências diversificadas, técnicas e tecnológicas, meios significativos, máquinas, equipamentos, instalações e que por essa razão são um meio natural de criação e desenvolvimento de diversas profissões e de criação de valor.
Saber fazer e fazer, criar e realizar, utilizar recursos e transformá-los em algo de útil, foi durante muito tempo "coisa nobre" e a espinha dorsal de todo um tecido económico que envolve serviços e outras actividades. Passada a ilusão de que é possível comprar tudo feito...
Indústria, valor social, tradição, identidade, oportunidade, "sustento"... e sustentabilidade.
e ... um país com futuro é um país com indústria...
 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Comissões Técnicas de Normalização, reuniões em Dezembro (ONS CATIM)

CT 117 – Torneiras Sanitárias e seus Acessórios

13 de Dezembro

Ordem de Trabalhos:
1. Finalização da análise da proposta de tradução da EN 15091
2. Outros assuntos
 
CT18 - Elementos de Tubagem, Tubos e Válvulas e acessórios
14 de Dezembro

Ordem de trabalhos:
1. Continuação da tradução da EN 1074-1/2
2. Elaboração do Plano de Actividades para 2013
3. Outros assuntos
 
CT130 - Plataformas Elevatórias
21 de Dezembro

Ordem de Trabalhos:
1. Eleição do novo Presidente da CT
2. Distribuição dos trabalhos pelos vogais, telativamente à tradução das seguintes normas: EN280, EN 1570 e ISO 18878
3. validação do Plano de Actividades para 2013
4. Outros assuntos

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CATIM Workshop Sectorial EFINERG


 
Realizou-se ontem o workshop sectorial CATIM relativo ao projecto  "EFINERG, energia competitiva", projecto promovido pela AEP e pelo IAPMEI, em parceria com o LNEG, Polo de Competitividade e Tecnologia da Energia, ADENE, RECET, CTCV, CATIM e CITEVE.
Ao CATIM coube a responsabilidade pela execução de um conjunto de tarefas em colaboração com os parceiros do projecto, nomeadamente o estudo do sector metalúrgico e metalomecânico, tendo sido efectuadas auditorias a uma amostra de 25 empresas.
Neste workshop desenvolveram-se interessantes apresentações por parte dos técnicos do CATIM e de representantes das empresas  FREZITE e COPESMAL, que abordaram a temática de energia e da eficiência energética.
Ao IAPMEI, representado pela Sr. Drª Filomena Egreja, coube a apresentação do projecto no seu todo e informação sobre alguns apoios que as empresas poderão utilizar para melhorar a sua eficiência neste domínio.
Às empresas que aceitaram partilhar a sua experiência neste workshop, FREZITE e COPESMAL, o nosso mais sincero agradecimento pela oportunidade de podermos ter tomado conhecimento das questões levantadas sobre este tema em cada uma das empresas, das medidas implementadas, dos benefícios, das dificuldades e desafios.
 
 Eng. Alexandre Pereira - CATIM
Medidas e resultados do EFINERG no sector metalúrgico e metalomecânico
 Eng. Lima Ferreira - FREZITE
Eficiência energética
Eng. Moura Gonçalves - COPESMAL
Eficiência energética
Eng. Francisco Silva - CATIM
Eficiência energética nas máquinas
 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

TUBOGAL, mais uma empresa certificada!

 

Desde 1990 que o CATIM presta consultoria às empresas no domínio dos sistemas de gestão.
No passado mês de Novembro foi concretizada a mais recente certificação de um dos seus clientes, a TUBOGAL, Andaimes e Escoramentos de Portugal S.A que alcançou a certificação com base nos seguintes referenciais:
 
 ISO 9001 (qualidade)
 
-  ISO 14001 (ambiente)
 
-  OSHAS 18001:2007 (Segurança e Saúde do Trabalho)
 
A TUBOGAL, a quem desejamos os maiores sucessos e a quem estamos gratos pela confiança que em nós depositou, é uma empresa sediada em Vila Nova de Gaia, fundada em 1985, e que se dedica  à prestação de serviços de montagem / desmontagem de andaimes e respectivo aluguer para todos os sectores da actividade.
Neste projecto participaram técnicos das Unidade da Qualidade e Inovação e da Unidade de Ambiente e Segurança do CATIM

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Tomar a iniciativa em tempos de mudança

 
 
 
"Tomar a iniciativa em tempos de mudança"
Foi o tema de intervenção de FOZMOLDES, AUTOFER e SILICOLIFE empresas que participaram na 7ª Edição Formação PME 2010-2012, e que aceitaram testemunhar na sessão especial FPME organizada pelo CATIM com a presença da AEP representada pela Drª Paula Silvestre no passado dia 22 de Novembro na EXPONOR. Esta sessão encerrou a edição acima referida e serviu para apresentar a 8ª Edição 2012-2014 (abertas as candidaturas).
As interessantes e mobilizadoras apresentações serviram para perceber algumas razões do sucesso destas PME's, que em sectores e áreas técnicas distintos, competem no mercado internacional, a quem dedicam a maior parte da sua atenção.
Um agradecimento especial pela disponibilidade de partilha que ali demonstraram.
Para o CATIM uma honra e para todos que assistiram, um exemplo e uma inspiração.
 
 
 Sr. Fernando Conde, FOZMOLDES
 Eng. Renato Gaio, AUTOFER
Eng. Simões Soares, SILICOLIFE

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tecnologias críticas de Produção para as PME's, 13 de Dezembro - Porriño


 
Tecnologias críticas de produção para as PME´s
13 de Dezembro, Porriño


 
O projeto CloudPyme é um projecto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) - Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013( POCTEC ) em que o CATIM e a AIMMAP participam, juntamente com o CESGA -
Fundación Centro Tecnológico de Supercomputación de Galicia e o Centro Tecnológico AIMEN.
 
A inclusão das ferramentas avançadas de produção nas PME permite incrementar a produtividade, conseguir uma maior flexibilidade (conseguindo desenhar e produzir séries mais pequenas), uma maior qualidade do produto final e um incremento da cota de mercado frente aqueles competidores até agora considerados. As tecnologias avançadas para o fabrico são reconhecidas como componentes chave da nova revolução industrial, revolução que a Comissão Europeia pretende fomentar com o fim de garantir uma recuperação económica sustentável, baseada no fortalecimento da competitividade através do programa “Fábricas do Futuro”.
Este projecto visa contribuir para que seja possível produzir mais produtos com menos material, menos energia e menos resíduos. A simulação e a modelação virtual dos produtos e processos com recurso a ferramentas específicas contribuem significativamente para alcançar estes objectivos.
O projecto CloudPYME proporciona as ferramentas de simulação que cada empresa necessita.
 
O CESGA, AIMEN, CATIM e AIMMAP convidam as PME do sector metalúrgico e metalomecânico a conhecer estas ferramentas que serão apresentadas na sessão "Tecnologias críticas de produção para as PME´s", organizada no âmbito do projectoCloudPYME, que aqui também anunciamos.
A visão dos oradores de reconhecido prestígio internacional, representando a EFFRA (Plataforma Europeia das Fabricas do Futuro) e a CIMNE (Centro Internacional de Métodos Numéricos para Engenharia), juntamente com a apresentação de experiências reais de empresas do sector, permitirão mostrar o caminho a seguir.

 
Programa
(hora espanhola)


15:50   Registo

16:00   Abertura da Jornada - AIMEN

16:10   Apresentação “Fábricas do Fututo, FoF”. EFFRA, the European Factories of the Future Research Association. J.C. Caldeira, Board of Directors EFFRA 

17:00  Caso de uso em simulação, ESYPRO.

17:10  Caso de uso em simulação, Texas Controls.

17:20   Pausa-Café

17:40   Casos de uso em Portugal  (CATIM / AIMMAP). Estudo de Produtos

17:50   Caso de uso Prova-Enginnering.

18:00   Apresentação “A simulação numérica nos próximos anos”. Eugenio Oñate Director of International Center for Numerical Methods in Engineering (CIMNE)

18:50   Encerramento - CESGA.

           
 


Nota: Os participantes que desejarem, poderão usufruir de transporte em autocarro do Porto a Porriño (local CATIM, hora de saída 13:00h) disponibilizado pela organização, desde que façam a marcação antecipada através do endereço cloudpyme@catim.pt.
Contacto: Eng. Luís Rocha

terça-feira, 27 de novembro de 2012

EFINERG, workshop sectorial, 05 de Dezembro CATIM

 
EFINERG, energia competitiva
 
EFINERG é um projecto promovido pela AEP e pelo IAPMEI, em parceria com o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Polo de Competitividade e Tecnologia da Energia, ADENE - Agência para a Energia, RECET, CTCV, CATIM e CITEVE.
Este projecto, que se está a concluir, visa os seguintes objectivos:
- Estruturar uma estratégia sectorial indutora da implementação de medidas de melhoria da eficiência energética nas PME;
- Sensibilizar as PME para a existência de instrumentos de apoio às empresas em áreas associadas à energia e à inovação:
- Apoiar a concretização dos objectivos fixados no PNAEE;
- Contribuir para a redução da intensidade energética e carbónica das actividades empresariais ao longo da cadeia de valor;
- Melhorar a sustentabilidade e a competitividade das empresas, das regiões em que estão inseridas e do país, através da utilização racional da energia e da opção preferencial por energias mais limpas;
- Disseminar e partilhar resultados na comunidade empresarial.
 
No próximo dia 05 de Dezembro no CATIM - Porto, vai realizar-se o workshop sectorial deste projecto com o seguinte programa:

 
14:30h     Boas vindas (CATIM)
14:40h     EFINERG - apresentação (IAPMEI)
15:00h     Medidas e resultados no sector metalúrgico e metalomecânico (CATIM)
15:30h     Eficiência energética na indústria: testemunhos empresariais
                  - FREZITE
                  - COPESMAL
 
16:15h     Eficiência energética nas máquinas (CATIM)
16:45h     Incentivo à Indústria: Programa +E+I- vale Simplificado (IAPMEI)
17:00h     Encerramento (IAPMEI)
 
De modo idêntico realizar-se-ão outros workshops sectoriais (Agroalimentar, Madeiras e Mobiliário, Cerâmica e Vidro, Têxtil e Vestuário, sendo o programa encerrado com uma sessão especial final e global no próximo dia 11 de Dezembro na AEP, com programa a divulgar oportunamente.

Informações e inscrições: catim@catim.pt
 
 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Laboratório de Metrologia - evolução do comportamento térmico


No âmbito do trabalho desenvolvido pelo laboratório de Metrologia Dimensional do CATIM, têm-se vindo a efectuar melhorias significativas tanto na aquisição de equipamento padrão como na optimização das instalações físicas.
De forma a validar as últimas alterações realizadas ao sistema de ar-condicionado do laboratório de calibração de blocos padrão, foi efectuada uma reavaliação do comportamento térmico deste espaço. Esta característica assume especial relevância na qualidade da actividade desempenhada, porque tem um impacto directo nos valores medidos.
O gráfico representa a variação térmica de um local da sala durante 2 dias consecutivos, assim como a sua influência num padrão de alturas (step master 1000 mm cerâmico).
Foram registadas variações na temperatura ambiente de 0,43 ºC (19,94±0,22)ºC, enquanto no nosso padrão de alturas apenas se registou uma variação de 0.06 ºC (19,94±0,03)ºC.
Este estudo assume particular relevância porque nos permite conhecer o comportamento térmico dos equipamentos padrão durante as calibrações.

 


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Seminário ISO / TS 16949, 29 de Novembro!

Sistema de Gestão da Qualidade
para os fornecedores da indústria automóvel
29 de Novembro, 9:30h - 12.30h, CATIM (Porto)


Programa:

9:30h A estratégia para a implementação de um Sistema de Gestão: principais etapas;
(intervenção a cargo do CATIM - Unidade da Qualidade e Inovação)

10:00h Os requisitos diferenciadores da ISO/TS 16949 face à NP EN ISO 9001:2008;
(intervenção a cargo do CATIM - Unidade da Qualidade e Inovação)

10:30h Pausa para café

11:00h O alinhamento dos requisitos do Cliente ISO /TS 16949 com as atividades e processos da organização;
(intervenção a cargo do CATIM - Unidade da Qualidade e Inovação)

11:15h Transição do Sistema de Gestão ISO 9001 para um sistema de gestão que responda também à ISO/TS 16949;
(Intervenção de uma empresa fornecedora do setor automóvel: GONAFRE)

12.00h O processo de certificação ISO/TS 16949
(Intervenção a cargo da DNV Business Assurance Iberia, empresa da multinacional DNV - Det Norske Veritas)

12.30h Debate

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Programa
Inscrição

Para mais informações e inscrições, contacte-nos pelo telefone 226 159 000 ou formacao@catim.pt

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Medir para a Segurança

Realizou-se no passado dia 08 de Novembro no CTCV em Coimbra, o 5º Encontro Nacional da SPMet (Sociedade Portuguesa de Metrologia), evento organizado em parceria SPMet e Relacre.
Neste escontro foram apresentadas diversas comunicações nas áreas da segurança, metrologia e qualidade entre as quais as seguintes da autoria de colaboradores do CATIM:
 
 
 
Dois factos realçamos e que estão relacionados com as comunicações acima referidas:
- O CATIM tem o seu laboratório de Metrologia acreditado pelo IPAC e ao mesmo tempo esta área de negócio (Metrologia - calibrações e medições ) faz parte do âmbito da sua certificação ISO 9001 pela DNV- Det Norske Veritas;
- O CATIM dispõe de dois centros de medição por coordenadas, um no Porto e outro em Braga, equipados com os mais avançados equipamentos e que conseguem responder às mais exigentes necessidades da indústria.

.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Formação PME - 22 de Novembro, EXPONOR


Formação PME – Faz das Pequenas, Grandes Empresas
Sessão de encerramento do Programa FPME 2010 – 2012
Apresentação do Programa FPME 2012-2014
EXPONOR, 22 de Novembro de 2012, Auditório B4

Programa

09:30h        Recepção dos participantes
10:00h        Boas vindas
                   Formação PME 2010 – 2012, as empresas, as medidas, os resultados
                   (CATIM)

10:00h        Tomar a iniciativa em tempos de mudança
                    Fernando Conde, FOZMOLDES
                    Renato Gaio, AUTOFER

11:10h         Intervalo para café
 
11:30h        Tomar a iniciativa em tempos de mudança:
                    Simão Soares, SILICOLIFE
                    Frederico Albergaria, CURVALIS

12:20h         Apresentação do Programa FPME 2012- 2014 (candidaturas em aberto!)
                    (AEP / CATIM)

12:40h          Encerramento
 
Mais informações: CATIM, telefone 226 159 000; catim@catim.pt

Assista a esta importante sessão FPME e assista também no mesmo dia ao seminário:

"Obter sucesso através da Exportação"
Horário: 14:00h às 17:00h
Local: Auditório B4, Exponor
Organização: AIMMAP

Visite a EMAF, FIMAP, FERRÁLIA, 21 a 24 de Novembro

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Obter Sucesso através da Exportação, 22 Novembro - EXPONOR


É o seminário organizado pela AIMMAP (informações e inscrições) no próximo dia 22 de Novembro.
E assista durante a manhã do mesmo dia à sessão especial Formação PME do CATIM já aqui anunciada (apresentação da 8ª Edição - candidaturas em aberto), e aproveite para visitar as Feiras EMAF, FIMAP e FERRÁLIA!
Num único dia, numa única deslocação... vários eventos!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Forum PRODUTECH 2012, 21 Novembro, EXPONOR


Vai realizar-se no próximo dia 21 de Novembro o Fórum PRODUTECH 2012, na EMAF, EXPONOR.
Este fórum terá especial interesse, quer pela apresentação de tendências e evoluções tecnológicas, quer pelo debate dos principais desafios que se colocam à indústria transformadora nacional e internacional, numa dimensão sobretudo técnica / tecnológica.
O evento contará com apresentações de especialistas nacionais e internacionais, em áreas como a Robótica Móvel e Flexível, Fabricação Aditiva e Eficiência Energética, temas que interessam às empresas da fileira das Tecnologias de Produção mas também aos sectores utilizadores e às entidades do SCTN.
Programa:


 9:30

Receção de Participantes

10:00

Abertura Oficial do Fórum PRODUTECH – PRODUTECH / AEP

10:15

Additive Manufacturing Technologies: New Trends and Applications - Frits Feenstra (TNO)

11:00

Coffee break

11:15

Robotics: Trends, Challenges and Applications - Jon Agirre Ibarbia (TECNALIA)

12:00

Sistemas e aplicações periféricas para robotização flexível e móvel - António Paulo Moreira (FEUP)

12:45

Almoço

14:30

Energy Efficiency in Automation - Matthias Doll (FESTO)

15:15

Eco-Design e Eco-Eficiência de Sistemas de Produção – António Baptista e Ricardo Barbosa (INEGI)

16:00

PRODUTECH: Trabalho Desenvolvido e Principais Desafios para o Futuro - José Carlos Caldeira (PRODUTECH)

16:30

Encerramento e Visita à Feira EMAF

Inscrição grátis mas obrigatória para geral@produtech.org

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

7ª Conferência Internacional sobre Segurança nos sistemas automatizados, SIAS 2012




Nos dois dias que se seguiram à reunião do ISO/TC 199 - Safety of machinery já referida neste blog, decorreu na cidade de Montreal a SIAS 2012 – 7th International Conference on the Safety os Industrial Automated Systems. Nesta conferência foram apresentados interessantes trabalhos de investigação e desenvolvimento no domínio da segurança de sistemas industriais automatizados, de especialistas provenientes de todo o mundo.
 
Uma nota importante a reter desta conferência é a clara tendência para a migração dos sistemas passivos para as soluções de segurança activa. A prevenção dos riscos identificados nas máquinas e instalações industriais tenderá a ser cada vez mais a ser baseada na detecção “sensorial” das situações perigosas, às quais os sistemas de comando reagem com o desencadeamento de acções por parte de mecanismos localizados ou da máquina ou instalação em geral, para evitar o acidente.
A acompanhar...

terça-feira, 13 de novembro de 2012

ISO/TC 199 - Safety of Machinery, 16ª Reunião, Montreal



 
Realizou-se nos dias 9 e 10 de Outubro último, na sede do IRSST – Institue de Recherche Robert-Sauvé en Santé et Sécurité duTravail, em Montreal no Canadá, a 16.ª reunião plenária do ISO/TC 199 – Safety of machinery, comité internacional que se dedica à normalização “horizontal” de segurança de máquinas. Participaram cerca de 40 pessoas oriundas de 18 países entre os quais Portugal que esteve representado pelo Eng. Alberto Fonseca, colaborador do CATIM e presidente da CT 40 - Máquinas Ferramenta. 
Dos vários assuntos que constavam da agenda de trabalhos destaca-se o que se relacionou com a fusão das normas ISO EN 138491-Safety-related parts of control systems - Part 1: General principles for design e IEC 62061, Safety machinery – Functional safety of safety-related electrical, electronic and programmable electronic control systems. Este assunto, pela relevância que tem para os fabricantes de máquinas deu origem à criação, há mais de um ano, de um grupo de trabalho cuja missão é o estudo sobre a possibilidade de fusão destas duas normas cujas conclusões serão publicadas em relatório. A ideia de fusão destas normas surge do facto de ambas, terem âmbitos de aplicação idênticos – sistemas de comando relacionados com a segurança – e abordagens diferentes para atingir o nível de segurança adequado para os sistemas de comando das máquinas.
 
O assunto tem sido objecto de grande debate porque, sendo consensual o facto de ser muito mais cómodo e vantajoso para os fabricantes de máquinas poderem lidar com uma única norma relacionada com os feridos sistemas de comando, a oportunidade da dita fusão é motivo de discórdia entre os membros do ISO/TC 199. As opiniões divergentes fundamentam-se no facto de a EN ISO 13849-1 ser uma norma que pela sua complexidade e dificuldades sentidas pelos fabricantes de máquinas na sua aplicação prática, beneficiou de um período de transição de 3 anos para a sua entrada em vigor, durante o qual coexistiu com a sua antecessora EN 954-1. Tendo este período terminado em 31 de Dezembro de 2011 e estando aquela norma numa fase de aprendizagem por parte da indústria, defendem os “opositores” à referida fusão que será dar um mau sinal à indústria iniciar um processo de alteração da norma em causa num momento em que a mesma ainda mal está apreendida pelas partes interessadas.
O plenário decidiu manter a actividade do grupo de trabalho e aguardar pelas conclusões do estudo tendo sempre em mente que o propósito é encontrar uma forma de fundir as duas normas sem que a norma daí resultante não contenha requisitos adicionais para os sistemas de comando relacionados com a segurança.
Para mais informações sobre segurança de máquinas, queira p.f. contactar a Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM.