quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CATIM Workshop Sectorial EFINERG


 
Realizou-se ontem o workshop sectorial CATIM relativo ao projecto  "EFINERG, energia competitiva", projecto promovido pela AEP e pelo IAPMEI, em parceria com o LNEG, Polo de Competitividade e Tecnologia da Energia, ADENE, RECET, CTCV, CATIM e CITEVE.
Ao CATIM coube a responsabilidade pela execução de um conjunto de tarefas em colaboração com os parceiros do projecto, nomeadamente o estudo do sector metalúrgico e metalomecânico, tendo sido efectuadas auditorias a uma amostra de 25 empresas.
Neste workshop desenvolveram-se interessantes apresentações por parte dos técnicos do CATIM e de representantes das empresas  FREZITE e COPESMAL, que abordaram a temática de energia e da eficiência energética.
Ao IAPMEI, representado pela Sr. Drª Filomena Egreja, coube a apresentação do projecto no seu todo e informação sobre alguns apoios que as empresas poderão utilizar para melhorar a sua eficiência neste domínio.
Às empresas que aceitaram partilhar a sua experiência neste workshop, FREZITE e COPESMAL, o nosso mais sincero agradecimento pela oportunidade de podermos ter tomado conhecimento das questões levantadas sobre este tema em cada uma das empresas, das medidas implementadas, dos benefícios, das dificuldades e desafios.
 
 Eng. Alexandre Pereira - CATIM
Medidas e resultados do EFINERG no sector metalúrgico e metalomecânico
 Eng. Lima Ferreira - FREZITE
Eficiência energética
Eng. Moura Gonçalves - COPESMAL
Eficiência energética
Eng. Francisco Silva - CATIM
Eficiência energética nas máquinas
 

1 comentário:

  1. parabéns pela iniciativa, pela qualidade dos convidados e pelas comunicações.

    ResponderEliminar