quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

38ª Reunião dos Organismos Notificados - Directiva Máquinas

Realizou-se, em Bruxelas, no passado dia 11 de Dezembro, a 38ª reunião dos Organismos Notificados no âmbito da Directiva Máquinas, Notified Body Machinery Group.
A extensa agenda abordou questões de significativo interesse para os Organismos Notificados presentes, sendo de destacar a análise das RFU, Recomendation For Use, tendo sido aprovadas RFU no âmbito do grupo vertical das prensas, VG3, e do grupo vertical das plataformas para elevação de pessoas, VG9.
Outra questão pertinente abordada na reunião foi a possibilidade de combinar a Directiva Máquinas com a Directivado Ruído para o Exterior (Directiva 2000/14/CE), NOMAD – Noise MAchinery Directive. Prevê-se, no início do próximo ano, a criação de um grupo de estudo, de modo a avaliar essa possibilidade, tendo sido solicitado aos presentes a partilha de experiencias em ambas as directivas.
Por último, destaca-se ainda o nº de participantes nesta reunião, que excedeu largamente as anteriores. O CATIM esteve representado pela Engª Filipa Lima da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos. (Segurança de Máquinas).
Para qualquer assunto relacionado com a Marcação CE - Directiva Máquinas, pf. não hesite em nos contactar:
catim@catim.pt
telefone: 226159000
 

Sem comentários:

Enviar um comentário