quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tecnologias críticas de Produção para as PME's, 13 de Dezembro - Porriño


 
Tecnologias críticas de produção para as PME´s
13 de Dezembro, Porriño


 
O projeto CloudPyme é um projecto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) - Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013( POCTEC ) em que o CATIM e a AIMMAP participam, juntamente com o CESGA -
Fundación Centro Tecnológico de Supercomputación de Galicia e o Centro Tecnológico AIMEN.
 
A inclusão das ferramentas avançadas de produção nas PME permite incrementar a produtividade, conseguir uma maior flexibilidade (conseguindo desenhar e produzir séries mais pequenas), uma maior qualidade do produto final e um incremento da cota de mercado frente aqueles competidores até agora considerados. As tecnologias avançadas para o fabrico são reconhecidas como componentes chave da nova revolução industrial, revolução que a Comissão Europeia pretende fomentar com o fim de garantir uma recuperação económica sustentável, baseada no fortalecimento da competitividade através do programa “Fábricas do Futuro”.
Este projecto visa contribuir para que seja possível produzir mais produtos com menos material, menos energia e menos resíduos. A simulação e a modelação virtual dos produtos e processos com recurso a ferramentas específicas contribuem significativamente para alcançar estes objectivos.
O projecto CloudPYME proporciona as ferramentas de simulação que cada empresa necessita.
 
O CESGA, AIMEN, CATIM e AIMMAP convidam as PME do sector metalúrgico e metalomecânico a conhecer estas ferramentas que serão apresentadas na sessão "Tecnologias críticas de produção para as PME´s", organizada no âmbito do projectoCloudPYME, que aqui também anunciamos.
A visão dos oradores de reconhecido prestígio internacional, representando a EFFRA (Plataforma Europeia das Fabricas do Futuro) e a CIMNE (Centro Internacional de Métodos Numéricos para Engenharia), juntamente com a apresentação de experiências reais de empresas do sector, permitirão mostrar o caminho a seguir.

 
Programa
(hora espanhola)


15:50   Registo

16:00   Abertura da Jornada - AIMEN

16:10   Apresentação “Fábricas do Fututo, FoF”. EFFRA, the European Factories of the Future Research Association. J.C. Caldeira, Board of Directors EFFRA 

17:00  Caso de uso em simulação, ESYPRO.

17:10  Caso de uso em simulação, Texas Controls.

17:20   Pausa-Café

17:40   Casos de uso em Portugal  (CATIM / AIMMAP). Estudo de Produtos

17:50   Caso de uso Prova-Enginnering.

18:00   Apresentação “A simulação numérica nos próximos anos”. Eugenio Oñate Director of International Center for Numerical Methods in Engineering (CIMNE)

18:50   Encerramento - CESGA.

           
 


Nota: Os participantes que desejarem, poderão usufruir de transporte em autocarro do Porto a Porriño (local CATIM, hora de saída 13:00h) disponibilizado pela organização, desde que façam a marcação antecipada através do endereço cloudpyme@catim.pt.
Contacto: Eng. Luís Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário