terça-feira, 13 de novembro de 2012

ISO/TC 199 - Safety of Machinery, 16ª Reunião, Montreal



 
Realizou-se nos dias 9 e 10 de Outubro último, na sede do IRSST – Institue de Recherche Robert-Sauvé en Santé et Sécurité duTravail, em Montreal no Canadá, a 16.ª reunião plenária do ISO/TC 199 – Safety of machinery, comité internacional que se dedica à normalização “horizontal” de segurança de máquinas. Participaram cerca de 40 pessoas oriundas de 18 países entre os quais Portugal que esteve representado pelo Eng. Alberto Fonseca, colaborador do CATIM e presidente da CT 40 - Máquinas Ferramenta. 
Dos vários assuntos que constavam da agenda de trabalhos destaca-se o que se relacionou com a fusão das normas ISO EN 138491-Safety-related parts of control systems - Part 1: General principles for design e IEC 62061, Safety machinery – Functional safety of safety-related electrical, electronic and programmable electronic control systems. Este assunto, pela relevância que tem para os fabricantes de máquinas deu origem à criação, há mais de um ano, de um grupo de trabalho cuja missão é o estudo sobre a possibilidade de fusão destas duas normas cujas conclusões serão publicadas em relatório. A ideia de fusão destas normas surge do facto de ambas, terem âmbitos de aplicação idênticos – sistemas de comando relacionados com a segurança – e abordagens diferentes para atingir o nível de segurança adequado para os sistemas de comando das máquinas.
 
O assunto tem sido objecto de grande debate porque, sendo consensual o facto de ser muito mais cómodo e vantajoso para os fabricantes de máquinas poderem lidar com uma única norma relacionada com os feridos sistemas de comando, a oportunidade da dita fusão é motivo de discórdia entre os membros do ISO/TC 199. As opiniões divergentes fundamentam-se no facto de a EN ISO 13849-1 ser uma norma que pela sua complexidade e dificuldades sentidas pelos fabricantes de máquinas na sua aplicação prática, beneficiou de um período de transição de 3 anos para a sua entrada em vigor, durante o qual coexistiu com a sua antecessora EN 954-1. Tendo este período terminado em 31 de Dezembro de 2011 e estando aquela norma numa fase de aprendizagem por parte da indústria, defendem os “opositores” à referida fusão que será dar um mau sinal à indústria iniciar um processo de alteração da norma em causa num momento em que a mesma ainda mal está apreendida pelas partes interessadas.
O plenário decidiu manter a actividade do grupo de trabalho e aguardar pelas conclusões do estudo tendo sempre em mente que o propósito é encontrar uma forma de fundir as duas normas sem que a norma daí resultante não contenha requisitos adicionais para os sistemas de comando relacionados com a segurança.
Para mais informações sobre segurança de máquinas, queira p.f. contactar a Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM.

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