sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Regata, os jovens e o Mar



Conforme anunciado, realizou-se ontem a sessão "Os Jovens e o Mar" a que assistiram cerca de 50 participantes, entre as quais diversas individualidades.
Após as boas vindas efectuadas pelo Eng. Francisco Alba, assistimos a uma interessante apresentação efectuada pelo Ex. Sr. Comandante Capitão-de-Mar-e Guerra, Alexandre Dias da Cruz, Adido de Defesa e Naval do Brasil em Portugal, sobre a importância do mar para o Brasil, seguida dum documentário sobre a estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.
Após esta apresentação, o Eng. Luís Rocha apresentou o projecto piloto "Regata, um projecto para Jovens", a que se seguiu a apresentação do trabalho efectuado pela jovem equipa da Escola Básica e Secundária do Pinheiral (Penafiel), denominado "Velas do Pinheiral, uma mão para mim, outra para o barco..." trabalho que entusiasmou os participantes pelos objectivos alcançados, pela motivação da equipa e conhecimentos adquiridos em tão curto espaço de tempo que durou o projecto.
O projecto consistia em conceber e construir um veleiro à escala reduzida de acordo com determinadas regras utilizando tecnologias de concepção 3D e produção utilizando a impressão 3D em ABS e colocá-lo a navegar à maior velocidade possível numa pista de água no CATIM.
Demonstração in loco das tecnologias utilizadas nos laboratórios e "regata" real de veleiros construídos nas pistas de água foi o culminar da sessão que deixou todos os participantes verdadeiramente satisfeitos e convictos da potencialidade da iniciativa.
Importa referir que foi fundamental para a motivação dos jovens que levaram a cabo este projecto, uma sessão de informação sobre navegação à vela dada pelo prof. Hugo Reprezas da FORNAVRE, FORmação de NAVegadores de REcreio do Sport Club do Porto na Marina Porto Atlântico em Leça da Palmeira, seguida de um pequeno passeio à vela no barco escola ORCA pela bacia de Leixões. Uma experiência inesquecível para todos os jovens que nunca tinham entrado num veleiro nem navegado à vela!
A equipa de jovens e professores que os acompanharam da Escola Básica e Secundária do Pinheiral  e a equipa Pense Indústria e Inovação do CATIM estão de parabéns!
Bons ventos para esta iniciativa!
 

 
 

1 comentário:

  1. Parabens pelo evento! Segundo tive conhecimento foi um exito. Continuem a incentivar os Jovens para o Mar pois foi o nosso passado e será o nosso futuro

    Carlos Neves

    ResponderEliminar