segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Gestão de Risco - NP ISO 31000:2012 - Princípios e Linhas de Orientação

 
 
"As organizações de todos os tipos e dimensões enfrentam fatores e influências, internos e externos, que tornam incerto se, e quando, atingirão os seus objectivos. O efeito que esta incerteza tem nos seus objectivos de uma organização designa-se por "risco".
Todas as actividades de uma organização envolvem risco. As organizações gerem o risco mediante a sua identificação e análise, após o que avaliam a necessidade da sua alteração, tratando-o de forma a satisfazer os seus critérios de risco. Ao longo deste processo comunicam e consultam com as partes interessadas, monitorizando e revendo o risco e meios de controlo que estão a alterá-lo, de forma a assegurarem que não é necessário um tratamento de risco suplementar." (transcrição da NP ISO 31000:2012)
 
A Norma NP ISO 31000, é a versão portuguesa da Norma ISO 31000:2009, "Risk management - Principles and guidelines", elaborada pela Comissão Técnica CT180 (APQ) e descreve detalhadamente este processo sistemático e lógico.
O CATIM, representado pelo Eng. Francisco Alba, é uma das entidades que participa nos trabalhos desta comissão técnica, que neste momento está a trabalhar na versão portuguesa da Norma "IEC /ISO 31010:2009, Risk assessment techniques".
 
Risco: efeito da incerteza na consecução dos objectivos
Nota 1: Um efeito é um desvio, positivo ou negativo, relativamente ao esperado
Nota 2: Os objectivos podem ter diferentes aspectos (financeiros, de saúde e de segurança, ambientais, entre outros) e podem ser aplicados a diferentes níveis (estratégico, em toda a organização, de projeto, de produto e de processo)
Nota 3: O risco é frequentemente caracterizado pela referência aos eventos (ocorrência ou alteração de um conjunto particular de circunstâncias), potenciais e consequências (resultado de um evento que afeta os objetivos), ou à combinação de ambos
Nota 4: O risco é frequentemente expresso como a combinação das consequências de um dado evento (incluindo alteração das circunstâncias) e a respetiva probabilidade de ocorrência (verosimilhança: possibilidade de algo ocorrer, descrita p.ex. por uma probabilidade) .
Nota 5: a incerteza é o estado, ainda que parcial, de deficiência de informação relacionado com a compreensão ou conhecimento de um evento, sua consequência ou probabilidade.
 
Fonte: NP ISO 31000 2012
Outro documento relevante: Guia ISO 73: 2009
 

Sem comentários:

Enviar um comentário