sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Marcação CE, o que é?

 
 
"Aposição da marcação (consulte o folheto para operadores económicos)
 A marcação CE assegura a livre circulação no mercado europeu de produtos que estejam em conformidade com os requisitos da legislação da UE (ex. segurança, higiene e protecção ambiental) e é um indicador-chave da conformidade do produto com a legislação. A marcação CE é aposta pelos fabricantes nos seus produtos. Ao apor a marcação CE num produto, os fabricantes declaram sob a sua exclusiva responsabilidade que os produtos estão em conformidade com todos os requisitos legais em vigor na Europa. É da exclusiva responsabilidade do fabricante verificar se os produtos que está a vender estão em conformidade com toda a legislação aplicável ou - se necessário - providenciar a sua verificação por um organismo de avaliação da conformidade notificado para o efeito. Consulte os 6 passos destinados a fabricantes para saber mais sobre o procedimento exacto que os fabricantes têm de seguir antes de poderem apor a marcação CE nos seus produtos.

Produtos

Nem todos os produtos comercializados na UE são obrigados a ostentar a marcação CE. A marcação CE aplica-se aos produtos que vão desde equipamento eléctrico a brinquedos, de explosivos para utilização civil a dispositivos médicos. Tais produtos estão abrangidos por uma ou mais directivas que determinam os requisitos específicos que o produto deve cumprir para ser aposta a marcação CE."
 
 
O CATIM é uma das entidades europeias que é reconhecida como Organismo Notificado (Nº 0464), sendo-o para as seguintes Directivas:
- Directiva Máquinas - 2006 /42/CE
- Directiva Baixa Tensão - 2006/95/CE
- Directiva Aparelhos a Gás - 2009/142/CE
- Directiva Brinquedos - 2009/48/CE
- Diretiva Equipamentos sob Pressão CR III - 97/23/CE
- Directiva Produtos de Construção, Sistema 3 - 89/106/CE

Se necessita de fazer a aposição da marcação CE aos produtos que fabrica e precisa de apoio nesse processo, queira p.f. contactar-nos. O CATIM, quer como Organismo Notificado, quer como entidade competente nos processos de verificação da conformidade com legislação e normas, poderá ser o seu parceiro.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário