segunda-feira, 23 de julho de 2012

Organização dos Serviços da Segurança e da Saúde no Trabalho

A Organização dos Serviços da Segurança e da Saúde no Trabalho constitui uma obrigação do empregador, de acordo com a Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro.
O CATIM é uma entidade autorizada pela ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, para a prestação de Serviços de Segurança no Trabalho na modalidade de Serviços externos privados.
As actividades são desenvolvidas por Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho, sendo o nosso objectivo promover a segurança e saúde dos trabalhadores.
Para tal apoiamos as empresas nas seguintes actividades:
·         Avaliação de riscos e definição de medidas de prevenção;
·         Planeamento da prevenção  de riscos;
·         Sinalização de segurança;
·         Concepção de programas de informação para a promoção da segurança e saúde no trabalho;
·         Apoio na informação e consulta aos trabalhadores ou, caso existam, aos seus representantes;
·         Acompanhamento na execução das medidas de prevenção, promovendo a sua eficiência e operacionalidade;
·         Organização de toda a informação necessária às notificações previstas na legislação em vigor;
·         Participação das comunicações obrigatórias em caso de acidente de trabalho ou doença profissional; análise de causas, definição de medidas correctivas e elaboração de relatórios;
·         Coordenação e acompanhamento de auditorias e inspecções internas;
·          Tratamento estatístico relativo a indicadores de segurança e saúde no trabalho.
Para mais informações sobre a Organização dos Serviços de Segurança no Trabalho contacte a Unidade deAmbiente, Higiene e Segurança

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