quarta-feira, 4 de julho de 2012

Eficiência Energética de Máquinas-ferramentas

Decorreu em Praga, no passado dia 18 de Junho último, mais uma reunião do EEWG (Energy Efficiency Working Group.
Criado há cerca de quatro anos no âmbito da CECIMO - European Association of the Machine Tool Industries, este grupo tem como missão avaliar o impacto que a aplicação da Directiva 2009/12/CE relativa à "criação de uma quadro para defnir os requisitos de concepção ecológica dos produtos relacionados com o consumo de energia", também conhecida por directiva "ErP" (Ecodesign of Energy related Product) na indústria das máquinas-ferramentas e propor um conjunto de medidas que minimizem esse impacto.
Desde a sua criação, o EEWG já apreciou e trabalhou sobre estudos encomendados pela CECIMO a entidades europeias reconhecidamente competentes na matéria e acompanhou de perto o estudo encomendado pela Comissão Europeia ao Fraunhofer, IZM. Com aqueles estudos pretendeu-se desenvolver conceitos e metodologias de abordagem da eficiência energética nas máquinas-ferramentas e decidir sobre as vias a adoptar o estabelecimento dos requisitos de efciência energética que possam a vir a ser aplicáveis, nomeadamente a medida de execução a publicar pela Comissão ou a elaboração de uma Iniciativa de Auto-regulação a levar a cabo pelos sector industrial em causa. A proximidade com o Instituto Fraunhofer teve como intenção contribuir com o conhecimento e sensibilidade próprios dos fabricantes deste tipo de máquinas.
Nesta reunião, em que estiveram representados a Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Portugal, Republica Checa e Suíça, aprovou-se o novo conceito da Iniciativa de Auto-regulação, entretanto previsto em reniões anteriores, bem como delinear objectivos e um programa de acção a curto prazo para a sua concretização.

A AIMMAP / CATIM participam neste grupo de trabalho, representados pelo Eng. Alberto Fonseca (CATIM / Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos).

Para mais informações sobre eficiência energética de máquinas: Eng. Francisco Silva / Eng. Alberto Fonseca -  CATIM

Sem comentários:

Enviar um comentário