terça-feira, 31 de julho de 2012

Reunião CT98 - Subcomissão 1 - dia 12 de Julho

Decorreu no passado dia 12 de Julho no CATIM (Porto), mais uma reunião da Subcomissão 1 da Comissão Técnica 98 - “Portas, janelas, fachadas, cortinas, cerramento de vãos e respectivos acessórios e ferragens – Ferragens”
Nesta reunião, deu-se continuidade à análise da proposta de tradução da norma EN 13126-8 “Building hardware - Requirements and test methods for windows and doors height windows - Part 8: Tilt&Turn, Tilt-First and Turn- Only hardware”.
Estiveram presentes representantes das seguintes entidades:
AIMMAP –  Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal;
CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica;
LEA / ABIMOTA – Laboratório de Ensaios da Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins;

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Reunião da CT12 / SC7 "Armaduras de aço para betão armado e pré-esforçado" - 10 de Julho

Decorreu no passado dia 10 de Julho, no CATIM em Lisboa, mais uma reunião da Subcomissão 7 da Comissão Técnica 12.
Nesta reunião finalizou-se a proposta de tradução da NP EN ISO 15630-3 “Aço para pré-esforço”, e foram dadas informações resultantes da participação da Eng.ª Alexandra Canelas (SN Seixal) na reunião do ECISS/TC 104 - WG 1 “Concrete reinforcing and prestressing steels - Weldable reinforcing steel” nos dias 25 e 26 de Junho.
Participaram nesta reunião, representantes das seguintes entidades:
CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica;
CERTIF - Associação para a Certificação;
FAPRICELA - Indústria de Trefilaria, S.A.;
LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil;
QSP - Qualidade Siderúrgica Portuguesa;
SN Maia - Siderurgia Nacional S.A.;
SN Seixal - Siderurgia Nacional S.A.;
SOCITREL - Sociedade Industrial de Trefilaria.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Pós-Graduação em Gestão e Melhoria da Qualidade - Coimbra Business Shcool (ISCAC) / CATIM




Em parceria com o CATIM, a Escola de Negócios de Coimbra (Coimbra Business School) vai realizar a partir de Outubro um Curso de Pós-graduação em Gestão e Melhoria da Qualidade.
Esta pós-graduação surge com o propósito de conferir uma formação destacada e decisiva no domínio da gestão e melhoria da qualidade, que permita desenvolver competências técnicas a todos os profissionais e interessados neste domínio de conhecimento. O curso proporcionará uma visão abrangente das metodologias, técnicas e procedimentos emergentes neste domínio, evidenciando perspetivas e novas oportunidades na e para a qualidade.
A formação, organizada pela Escola de Negócios de Coimbra do ISCAC - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, desenvolve-se em parceria com o CATIM, Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, numa perspetiva de conciliação de experiências em contexto industrial. Seguindo ainda esta convergência para a realidade prática das empresas e outras organizações, o curso compreende uma unidade de simulação aplicada, na qual se procurará desenvolver a componente de integração prática.
Este curso de pós-graduação destina-se a profissionais de empresas e outras organizações, bem como recém-licenciados que pretendam melhorar as suas qualificações e competências no domínio da gestão e melhoria da qualidade.
Prazo de Candidatura: até 31 de Agosto de 2012!

Mais informações e inscrições em ISCAC

Horas Semestre
Fundamentos da gestão e de análise de investimentos 20
Gestão por processos e riscos 20
Inovação e sustentabilidade  20
Metrologia 20
Sistemas de Gestão da qualidade: normativos internacionais 20
Sistemas e estruturas Europeias da Qualidade e da Marcação CE 20
Auditoria interna da qualidade 20
Gestão da qualidade total 20
Modelos de decisão para a eficiência 20
Simulação aplicada 20
Sistemas de informação para a qualidade 20 2
Técnicas e ferramentas da qualidade 20 2


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Organização dos Serviços da Segurança e da Saúde no Trabalho

A Organização dos Serviços da Segurança e da Saúde no Trabalho constitui uma obrigação do empregador, de acordo com a Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro.
O CATIM é uma entidade autorizada pela ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, para a prestação de Serviços de Segurança no Trabalho na modalidade de Serviços externos privados.
As actividades são desenvolvidas por Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho, sendo o nosso objectivo promover a segurança e saúde dos trabalhadores.
Para tal apoiamos as empresas nas seguintes actividades:
·         Avaliação de riscos e definição de medidas de prevenção;
·         Planeamento da prevenção  de riscos;
·         Sinalização de segurança;
·         Concepção de programas de informação para a promoção da segurança e saúde no trabalho;
·         Apoio na informação e consulta aos trabalhadores ou, caso existam, aos seus representantes;
·         Acompanhamento na execução das medidas de prevenção, promovendo a sua eficiência e operacionalidade;
·         Organização de toda a informação necessária às notificações previstas na legislação em vigor;
·         Participação das comunicações obrigatórias em caso de acidente de trabalho ou doença profissional; análise de causas, definição de medidas correctivas e elaboração de relatórios;
·         Coordenação e acompanhamento de auditorias e inspecções internas;
·          Tratamento estatístico relativo a indicadores de segurança e saúde no trabalho.
Para mais informações sobre a Organização dos Serviços de Segurança no Trabalho contacte a Unidade deAmbiente, Higiene e Segurança

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Aumento das exportações - Sector metalúrgico e metalomecânico

O Vice-Presidente da AIMMAP, Rafael Campos Pereira, esteve presente no último programa Prós e Contras da RTP1 no passado dia 16, testemunhando a dinâmica do sector metalúrgico e metalomecânico, que já é responsável por cerca de 1/3 das exportações da indústria transformadora nacional, tendo crescido 18% em 2011 e 13% nos primeiros 5 meses deste ano. Causas do sucesso deste resultado, a cooperação empresarial, as instituições de de referência de apoio ao sector como o CENFIM e o CATIM, e a importância da indústria, da inovação e da internacionalização foram alguns dos temas abordados.
No painel do programa estiveram José Manuel Fernandes, Presidente da FREZITE, Paulo Oliveira, Administrador da Bosch Termotecnologia, António Melo Pires, Director Geral da Volkswagen Autoeuropa e Pedro Reis da AICEP

 

ver a gravação do programa: link RTP

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Reunião da CT36 "Aparelhos que utilizam combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos, seus dispositivos e acessórios" - 4 de Julho

Decorreu no passado dia 4 de Julho em Aveiro (Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro) mais uma reunião da CT 36 (ONS CATIM).
Nesta reunião foi partilhada informação relativa à última reunião do CEN/TC 295 - WG 5 “Aparelhos que utilizam os combustíveis sólidos – Métodos de ensaio”, assim como se procedeu à votação de documentos em inquérito. Também se aprovou a utilização em Portugal do método de medição de medições previsto no documento prEN 4711-1:2011.
Estiveram presentes nesta reunião, representantes das seguintes entidades:
AIMMAP - Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal;
CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica;
CIF – Companhia Industrial de Fundição;
BOSCH;  
ADF –  Antonino Dias Fernandes, Lda;
BAXIROCA – Baxi Sistemas de Aquecimento Unipessoal LDA
SOLZAIMA – Soluções de Aquecimento

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Reunião do CEN / TC136 SC1 TG2 - Framework for competence of inspectors of public playground environment - 28 e 29 de Junho

Decorreu nos passados dias 28 e 29 de Junho, no CATIM em Lisboa, uma reunião do CEN/TC 136 SC1 TG2.
Os trabalhos do CEN/TC 136 “Sports, playground and other recreational facilities and equipment”, são acompanhados a nível nacional pela CT 166 “Espaços de jogo e recreio” , CT coordenada pelo ONS CATIM.
De acordo com o relatório apresentado pela delegação portuguesa presente, o âmbito desta reunião foi a definição dos conteúdos do enquadramento (scope) do documento a elaborar (que em princípio será um Relatório Técnico), que se pretende que seja um guia para a formação e avaliação das competências dos inspectores de espaços de jogo e recreio públicos. Também foi adoptado o título “Framework for competences of inspectors of public playground environment”.
Pretende-se que este documento abranja outros equipamentos que possam existir em espaços de jogo e recreio para além dos incluídos na série de normas EN 1176, nomeadamente, infra-estruturas para skates, equipamentos multidesportivos de acesso livre, entre outros.
Esta reunião contou com os seguintes participantes:
Koen de Maertelaere (BE), Mogens Tom Jensen (DK). Ellen Sandseter (Norway), Robert Terp, Tore Selin, Keith Dalton (UK), Encarna Aleman (Spain), Esa Junttila (Finland), Jan Ooms (NL), Helena Menezes (PT/ ANEC - European consumer voice in standardisation), Luiz Soveral (PT/ Soveral - Consultadoria e Gestão, Lda), Sandra Nascimento (PT/ APSIAssociação para a promoção da segurança infantil), Isabel Espinheira (PT/ DGCDirecção Geral Consumidor), Catarina Fonseca (PT/DGCDirecção Geral Consumidor).

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Grupo de Coordenação dos Organismos Notificados


Decorreu, em Helsínquia. nos passados dias 28 e 29 de Junho, a 37ª reunião do Grupo de Coordenação Europeu dos Organismos Notificados para a Directiva “Máquinas”, reunindo representantes de diferentes organismos notificados europeus, da DG Enterprise &Industry, EUROGIP e de e CEN.
O programa de trabalho foi bastante extenso, destacando-se, para além do habitual resumo das actividades dos diversos Grupos Verticais e da análise e aprovação de diferentes RFU (Recomendation For Use), o resumo sobre a Conferencia EUROSHNET.
Foi tema também de importante discussão, a importância da acreditação dos Organismos Notificados, e registo na base de dados do site NANDO.
Na Conferência EUROSHNET, realizada no mesmo local, nos dias 26 a 28 de Junho, foram abordados diversos temas, sendo de realçar a vigilância de mercado e a normalização europeia versus internacional. Para mais informações sobre a conferência, consultar:
O CATIM, Organismo Notificado Europeu para a Directiva Máquinas, esteve representado pela Engª Filipa Lima da Unidade de Segurança de Máquinas, cuja equipa possui uma vasta experiência (desde 1994), neste tema tão importante para a indústria transformadora europeia.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ergonomia, 12 de Julho


Nunca como hoje fez tanto sentido falar-se de uma ciência cuja origem enquanto conceito remonta os primórdios da existência humana, mas cuja essência e abrangência a torna tão singular e única. Referimo-nos a Ergonomia, ciência que estuda as iterações humanas com o meio (organizacional, tecnológico e ambiente), de modo a proceder adaptação/alterações com o objectivo final de garantir segurança, conforto, bem-estar e eficácia das atividades humanas.
Tão especial que, diferente de outras ciências, esta possui uma data “oficial” de nascimento, dia 12 de Julho. Neste dia no ano de 1949 reuniram-se um grupo de investigadores e cientistas com o objetivo de formalizar a ergonomia como uma nova ciência. Até então falava-se de ergonomia apenas como conceito/princípio tornando-se e à partir desta data a ser considerada como uma ciência.
A Ergonomia apresenta-se como uma ciência multidisciplinar, que reúne profissionais de diferentes áreas, engenheiros, projectistas, fisiologistas, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros.
O campo de atuação da Ergonomia é vasto e complexo, contribuindo positivamente na conceção e na transformação dos ambientes de trabalho, proporcionando melhorias significativas nas condições laborais e por conseguinte no aumento da produtividade.
A aplicação dos seus princípios recai em domínios especializados, nomeadamente:
   Ergonomia Cognitiva – atua nos processos mentais, como a perceção, raciocínio, conhecimento, controlo motor e memória, e ainda o modo como estes afetam a tomada de decisões e as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema;
   Ergonomia Física – atua ao nível das características humanas, antropometria, fisiologia e biomecânica durante a conceção/melhoria dos postos de trabalho, de modo a garantir uma correta postura, utilização de ferramentas e meios adaptados ao utilizador e eliminar/reduzir os aspetos associados à carga física;
   Ergonomia Organizacional – atua na optimização dos sistemas sociais e técnicos, nomeadamente a estrutura organizacional, políticas e processos. Ressalta-se a comunicação, trabalhos em grupo, cultura organizacional e gestão da qualidade.
Fonte: Iida I., 2005. Ergonomia - Projeto e Produção, 2.ª Edição revista. Editora: Edgard Blücher
Para mais informações sobre a ergonomia e sua aplicação contacte: Engª Clúaudia Pires - Unidade Qualidade e Inovação – CATIM

Sites de interesse sobre o tema

terça-feira, 10 de julho de 2012

Conferência Produtech, 12 de Julho



Realiza-se no próximo dia 12, no auditório da EGP - Escola de Gestão do Porto, a conferência PRODUTECH: "Projectos Mobilizadores", conferência dedicada às entidades que participam neste Polo Tecnológico.
O Produtech - Polo das Tecnologias da Produção tem como Missão Promover o desenvolvimento sustentável e a internacionalização da fileira nacional das tecnologias de produção - fabricantes de máquinas, equipamentos e sistemas, integradores de sistemas, empresas de desenvolvimento de aplicações informáticas, empresas de engenharia e consultoria industrial, entre outros - em estreita colaboração com os principais sectores da indústria transformadora portuguesa e com o Sistema Científico e Tecnológico (SCT).

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Assembleia Geral do Fórum Manufuture Portugal

Vai realizar-se no próximo dia 18 de julho, pelas 17H00 na sede da Associação no Porto, mais uma Assembleia Geral Ordinária do Fórum MANUFUTURE Portugal.
A "Associação Cívica para o Progresso e Desenvolvimento da Indústria Transformadora em Portugal – FÓRUM MANUFUTURE PORTUGAL" – tem por fim promover a reflexão e o estudo dos problemas de que enferma a Indústria Transformadora em Portugal e na Europa, muito particularmente com o objectivo de desenvolver políticas de longo prazo que consubstanciem a definição de uma visão, uma estratégia e um plano de acção para o desenvolvimento sustentado da indústria nacional e europeia nos próximos 15 anos, no seguimento dos desafios da Estratégia de Lisboa e da Cimeira de Barcelona.
O CATIM é um dos membros desta Associação, da qual fazem parte um número significativo de pessoas a título individual e entidades colectivas de diversos sectores, do universo empresarial, universitário, das infraestruturas tecnológicas, etc.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

BBP - Benchmarking e Boas Práticas - 10 e 11 de Julho



10 e 11 de Julho, Lisboa, 2 acções!

O IAPMEI promove, em parceria com o CATIM, duas Acções de Imersão na Metodologia BBP - Benchmarking e Boas Práticas, especialmente vocacionadas para consultores, em nome individual ou pertencentes a Entidades de Consultoria, que disponham de experiência em consultoria/assistência técnica às empresas, nas áreas associadas às avaliações de desempenho, disponibilizadas pelo BBP.
No actual contexto sócio-económico, impõe-se um maior impulso e apoio às pequenas e médias empresas através dos instrumentos disponíveis para a sua afirmação nacional e internacional, razão pela qual o IAPMEI vem retomar as acções de imersão levadas a cabo nos últimos anos.
Na dinamização do BBP, junto das empresas, utilizam-se ferramentas que permitem antecipar a formulação de estratégias mais ajustadas ao reforço da competitividade e da sustentabilidade das mesmas, num contexto de competitividade acrescida: Índice de Benchmarking Português (IBP) e “European SME Benchmark Index (ESBI)”.
Benchmarking é uma das ferramentas mais utilizadas a nível mundial por empresários e gestores e a que alcança maior índice de satisfação pela sua aplicação. Benchmarking é que um processo contínuo de comparação das performances das organizações e respectivas funções, processos, práticas e produtos, visando a identificação de níveis mais elevados de performance, novas maneiras de fazer as coisas, novos desafios de inovação, uma maior competitividade e sustentabilidade.
O IBP e o ESBI são ferramentas já utilizadas em milhares de empresas, tendo sido já demonstrado a sua utilidade para a reflexão estratégica das PME's e um importante motor de mudança.
O CATIM é uma das entidades que colabora com o IAPMEI desde 1997 no desenvolvimento do IBP e na aplicação do ESBI, tendo participado nos projectos de âmbito nacional e internacional neste domínio e colaborado na concepção e monitorização das acções de imersão nestas metodologias dirigidas a todos que desejem obter a qualificação de Consultores Nacionais de Benchmarking (CNB).
Informações e inscrições nas acções de imersão: IAPMEI
Contactos CATIM / Benchmarking: Eng. Francisco Alba / Engª Marta Mendes - Unidade Qualidade e Inovação

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Eficiência Energética de Máquinas-ferramentas

Decorreu em Praga, no passado dia 18 de Junho último, mais uma reunião do EEWG (Energy Efficiency Working Group.
Criado há cerca de quatro anos no âmbito da CECIMO - European Association of the Machine Tool Industries, este grupo tem como missão avaliar o impacto que a aplicação da Directiva 2009/12/CE relativa à "criação de uma quadro para defnir os requisitos de concepção ecológica dos produtos relacionados com o consumo de energia", também conhecida por directiva "ErP" (Ecodesign of Energy related Product) na indústria das máquinas-ferramentas e propor um conjunto de medidas que minimizem esse impacto.
Desde a sua criação, o EEWG já apreciou e trabalhou sobre estudos encomendados pela CECIMO a entidades europeias reconhecidamente competentes na matéria e acompanhou de perto o estudo encomendado pela Comissão Europeia ao Fraunhofer, IZM. Com aqueles estudos pretendeu-se desenvolver conceitos e metodologias de abordagem da eficiência energética nas máquinas-ferramentas e decidir sobre as vias a adoptar o estabelecimento dos requisitos de efciência energética que possam a vir a ser aplicáveis, nomeadamente a medida de execução a publicar pela Comissão ou a elaboração de uma Iniciativa de Auto-regulação a levar a cabo pelos sector industrial em causa. A proximidade com o Instituto Fraunhofer teve como intenção contribuir com o conhecimento e sensibilidade próprios dos fabricantes deste tipo de máquinas.
Nesta reunião, em que estiveram representados a Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Portugal, Republica Checa e Suíça, aprovou-se o novo conceito da Iniciativa de Auto-regulação, entretanto previsto em reniões anteriores, bem como delinear objectivos e um programa de acção a curto prazo para a sua concretização.

A AIMMAP / CATIM participam neste grupo de trabalho, representados pelo Eng. Alberto Fonseca (CATIM / Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos).

Para mais informações sobre eficiência energética de máquinas: Eng. Francisco Silva / Eng. Alberto Fonseca -  CATIM

Reunião da CT 117 - Torneiras sanitárias e seus Acessórios

Decorreu no passado dia 28 de Junho, mais uma reunião da CT 117, na qual se continuou a análise da proposta de tradução da norma EN 15091: 2006 "Sanitary tapware - Electronic opening and closing sanitary tapaware", e se analisou a prova da norma NP EN 13618: 2012 "Ligações flexíveis para instalações de água potável. Especificações e métodos de ensaio".
Nesta reunião participaram as seguintes vogais:
- António Miguéis (perito)
- AIMMAP
- CATIM


terça-feira, 3 de julho de 2012

A Indústria Naval no Horizonte 2020

Decorreu no passado dia 28 de Junho, em Viana do Castelo, uma interessante conferência com o título "A indústria Naval no horizonte 2020: potencial económico e perspectivas", organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Comunidade Intermunicipal Alto Minho (CIM Alto Minho).
Esta conferência, que teve uma forte adesão por parte de empresas e entidades, contou com ilustres oradores que partilharam informações e perspectivas essenciais para análise deste importante tema.
O CATIM teve o prazer de assistir a tão importantes testemunhos e enriquecedor debate que se seguiu, tendo sido representado pelos Engº Francisco Alba e Eng. Luís Rocha.As apresentações dos oradores estão disponíveis no site da CIM Alto Minho ou através dos links inseridos no programa abaixo transcrito.
PROGRAMA

14h30 | ABERTURA
Os ENVC e a cidade de Viana do Castelo, José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
Júlio Pereira, Secretário Executivo da CIM Alto Minho
15h00 | Campus de Mar
Emílio Fernandes, Comissionado para o Campus de Mar da Universidade de Vigo
15h30 | A evolução da indústria naval na União Europeia e em Portugal – Tendências,
Posicionamento estratégico & Prioridades de ação
José Ventura de Sousa, Secretário-geral da Associação das Indústrias Navais
16h10 | As indústrias navais no hypercluster do Mar: Que potencial económico?
Almirante Nuno Vieira Matias, ex-Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas
16h30 | Desafio Alto Minho 2020: Que papel e importância para a indústria naval?
Augusto Mateus, Presidente da AM&A
17h00 | Debate
17h30 | ENCERRAMENTO

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Balcão Electrónico da CCDR-N

A partir de janeiro de 2012, os dados relativos à monitorização de emissões de poluentes para a atmosfera deverão ser enviados à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) através do registo no Balcão Electrónico da CCDR-N.
Este serviço permitirá reduzir drasticamente o volume de papel utilizado neste processo, promovendo a sustentabilidade e reduzindo os custos, como também o tempo de análise da informação e consequente tempo de resposta.
Foi para apresentação deste novo serviço, que decorreu no passado dia 21 de Julho em Braga, uma sessão de esclarecimento, organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, e na qual o CATIM assistiu.
Para mais informações sobre este assunto, poderão contactar a Unidade de Ambiente e Segurança do CATIM.