quinta-feira, 14 de junho de 2012

Relatório para a Sustentabilidade



Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que procura "satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades" (Gro Harlem Breundland (org). Nosso Futuro Comum. Relatório da Comissão Mundial sobre o Meio ambiente e Desenvolvimento. Rio de Janeiro, FGV,1988)
A necessidade das empresas se manterem competitivas num mercado cada vez mais imprevisível e difícil, obriga a um esforço de inovação constante, com a implementação de novas ou melhoradas soluções, novos produtos, novos processos, métodos organizacionais ou de marketing.
Esta inovação cria também oportunidades para se eliminarem riscos e minorar danos que a a actividade económica e industrial acarreta às pessoas e ao meio ambiente.
O modelo económico actual baseia-se essencialmente na transformação de recursos naturais em bens, transformação que produz perdas (resíduos), e cuja posterior utilização origina por sua vez novas perdas, com impactos nos recurso e na qualidade de vida dos cidadãos. Esta utilização ineficiente dos recursos naturais acelera a sua diminuição, aumenta o seu custo, criando novas dificuldades e tensões na actividade económica (exemplo da água, petróleo). É um modelo de desenvolvimento condenado a prazo.
A actualização de compatibilizar a actividade ou mesmo o crescimento da empresa com este desafio da sustentabilidade, motiva a empresa a desenvolver novos conhecimentos e competências, essenciais também para o seu futuro. Basta pensar por exemplo quanto importante é (e será ainda mais) a questão da eficiência energética nos processos de transformação e na utilização dos bens produzidos, ou a questão da segurança e saúde dos cidadãos (trabalhdaores, utilizadores, pessoas em geral).
A empresa ao questionar-se sobre a sua sustentabilidade económica, social e ecológica, cria e alimenta um espaço de reflexão estratégica inovador, identifica novos caminhos e apostas, cria oportunidade de reforça a sua identidade aos olhos de todas as partes interessadas.

Um das iniciativas que as empresas utilizam para divulgar e descrever publicamente a conduta da empresa no que diz respeito à sustentabilidade é o chamado "Relatório para a Sustentabilidade", sendo uma boa prática adoptar como referência para a sua elaboração, as directizes constantes do GRI - Global Reporting Iniciative.
A abordagem ao desenvolvimento sustentável não é um exclusivo das grandes empresas. Está ao alcance de todas as empresas, à medidas das suas possibilidades, necessidades e visão...


Sem comentários:

Enviar um comentário