segunda-feira, 28 de maio de 2012

Simulacro no "Ascensor da Nazaré"


Nota: fotos tiradas por Gustavo Cruz (CATIM); proibida a sua utilização sem autorização prévia

Realizou-se no passado dia 12 de Maio, um simulacro de acidente e incêndio no "Ascensor da Nazaré". Este simulacro teve como objectivo avaliar os procedimentos de segurança implementados na instalação (um funicular), assim como a adequação dos meios de socorro existentes na zona.
Esta instalação por cabo para o transporte de pessoas que liga o centro da Vila da Nazaré ao Sítio, é das instalações mais emblemáticas de Portugal, situada em local de rara beleza paisagística e elevado interesse turístico.
O CATIM tem a honra de ser o parceiro da Câmara Municipal da Nazaré e dos respectivos Serviços Municipalizados para a segurança desta instalação desde 2004, efectuando não só as acções de análise de segurança obrigatórias pela legislação específica, mas também colaborando na elaboração do plano de emergência, formação, higiene e segurança, procedimentos para operação e manutenção e implementação de medidas de melhoria contínua.
Pelo facto deste instalação apresentar particulariedades únicas na região, a ANPC (Autoridade Nacional de Protecção Civil), que colaborou na preparação do simulacro, achou que seria vantajoso a intervenção de diversas corporações de bombeiros por forma a aproveitar esta oportunidade de aquisição e teste de competências.
Foram envolvidas as seguintes corporações, para além dos meios da ANPC e Polícia:
- BV Nazaré
- BV Alcobaça
- BV Óbidos
- BV Caldas da Rainha
- BV Bombarral
- BV Bmbarral
- BV Peniche
- BV S. Martinho do Porto
- BV Pataias
- BV Benedita
O cenário escolhido para o simulacro foi inspirado no Plano de Emergência já elaborado com o apoio da equipa da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do  CATIM, prevendo um incêndio na casa das máquinas localizada na estação superior e um acidente com os veículos a meio da linha, com um total de 15 feridos.
Assim que foi dado o alarme, a intervenção dos bombeiros foi rápida tendo sido imediatamente extinto o incêndio. Após esta 1ª intervenção foi realizada a avaliação das condições dos feridos, e imediatamente disponibilizadas as equipas de resgate das diversas corporações. Nesta fase já a APNC tinha já assumido a coordenação das operações, tendo deslocado para o local um veículo de coordenação e comunicações.
As equipas de resgate acederam ao veículo a partir da estação superior, com recurso a equipamentos de segurança para resgate oblíquo/vertical, e após prestarem os primeiros socorros e realizarem uma 1ª triagem, realizaram a evacuação dos feridos para a estação inferior, onde eram aguardados por um médico e ambulâncias .
Foi possível verificar a eficácia dos procedimentos de emergência estabelecidos, assim como dos meios existentes para socorro e respectiva coordenação. Foram também identificados aspectos pontuais a aperfeiçoar, que só uma simulação podia revelar.
Sendo o Ascensor da Nazaré um "ícone" da região, foi muita a curiosidade gerada na população, que assistiu em massa ao desenrolar do simulacro.

Sem comentários:

Enviar um comentário