quarta-feira, 23 de maio de 2012

Aproximação Brasil - Europa: segurança de máquinas


Vai fazer 4 anos no próximo mês de Junho que saiu a seguinte notícia no informativo da ABRAMEQ - Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçado e Afins:
"Filipa Lima, que atua no Centro de Apoio tecnologico á Indústria Metal-Mecânica (CATIM), da cidade do Porto, Portugal, iniciou segunda-feira (9) trabalho para tratar da adequação à normalização de segurança os 75 tipos de máquinas para a indústria calçadista produzidos no Brasil. A perita portuguesa chegou ao país atrabés de uma iniciativa da Abrameq e Abicalçados, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI. Nestes dez dias no Brasil, a consultora euroéia visitará fabricantes de máquinas, comparando os cuidados com segurança aplicados no produto daqui com as normas da Europa. Também conhecerá fábricas de calçado, para verificar como isto funciona na prática. No final ela fará um relatório sobre o que precisa mudar e o que já está de acordo com as diretivas da Comunidade Européia"

Foi um projecto no qual o CATIM participou, tendo a Eng. Filipa Lima da Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas sido reconhecida como perita europeia para o efeito. Este projecto envolveu a restante equipa para apoio ao projecto que envolveu  análise de máquinas, estudo de normalização, identificação e comparação de soluções, resposta a questões concretas colocadas pelos fabricantes e consultores brasileiros, com trabalho à distância no CATIM, uma permanência posterior no Brasil durantes 2 semanas, a recepção duma equipa brasileira em Portugal com sessões de trabalho no CATIM e seu acompanhamento a feiras e outras instituições europeias.
Satisfação pelo sucesso do projecto, satisfação pela experiência que se ganhou, satisfação pelos responsáveis e técnicos das empresas que se tivemos a oportunidade de conhecer!

Sem comentários:

Enviar um comentário